03/05/2011

Energias Renováveis é tema de encontro com deputados da Alemanha

Eles se reuniram com o secretário-adjunto, Ricardo Achilles, e os coordenadores Henrique Gross (Gás, Petróleo e Minerais) e Marco Antonio Mroz (Energias Renováveis). O tema do encontro foi à apresentação das políticas públicas do estado de São Paulo para o setor energético, Energias Renováveis e relações Comerciais entre os estados.

Tema relevante discutido e que causou grande interesse a Comissão foi o apoio do Governo do Estado à geração de energia elétrica e gás a partir de biomassa de cana-de-açúcar. Hoje a energia elétrica produzida no estado de São Paulo a partir da biomassa de cana de açúcar atinge 2.6 mil MW (MegaWatts) e o projetado é atingir 5.2 mil MegaWatts nos próximos 4 anos: “Até 2015 nós vamos dobrar a produção de energia a partir da biomassa” , disse Achilles .

Para atingir esse objetivo, a Secretaria de Energia já iniciou o programa de incentivo à modernização de usinas paulistas. “A produção de energia pelas nossas usinas hoje têm basicamente o objetivo de atender as necessidades da própria usina. Com a substituição das caldeiras atuais por equipamentos de alta pressão, será possível produzir uma quantidade muito maior de energia a partir da biomassa disponível sem afetar a produção de açúcar e etanol”, afirmou Achilles. Segundo ele, as usinas produzirão energia não somente para consumo próprio, como também para exportação.

Outra fonte de energia citada foi a solar. Para sua utilização em larga escala no Brasil são necessários ainda investimentos em desenvolvimento de tecnologia. “Nós podemos estreitar a relação do estado de São Paulo com a Alemanha também na questão de transferência de conhecimento sobre a exploração de energia solar”, lembrou. A Secretaria de Energia mantém protocolo de cooperação com o Governo do Estado da Baviera para a transferência de conhecimento na gestão de resíduos sólidos urbanos e sua utilização para a produção de energia.

Para Martin Langewellpott, representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha e organizador do encontro, o estado da Baviera também tem intenção em aumentar a cooperação com o estado de São Paulo e expandi-la para a transferência de conhecimento na exploração da energia solar e eólica.