06/06/2011

José Aníbal participa de audiência na Câmara dos Deputados para discutir qualidade do fornecimento de energia da AES Eletropaulo

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, participou em audiência realizada na quarta-feira, dia 6 de junho, nas Comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, em Brasília, na qual foi debatida a qualidade da prestação de serviço da distribuidora de energia elétrica que atende a região metropolitana de São Paulo, AES Eletropaulo.

Participaram do debate o presidente da concessionária, Britaldo Soares, a advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Flávia Lefevre, e o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

Na audiência, foi ressaltado que a distribuidora registra picos de faturamento – R$ 1,3 bilhão de lucro líquido no ano passado – que não coincidem com o serviço que os clientes têm recebido ultimamente. Vale lembrar que após os desligamentos do dia 7 de junho, cerca de 600 mil unidades consumidoras foram afetadas, sendo que em algumas residências e comércios ficaram até dos dias sem energia elétrica.

Aníbal declarou que “em função da pressão que nós exercemos sobre a empresa, ela decidiu ampliar os investimentos na atenção aos clientes, na religação de energia e na manutenção da rede”.

Mas o assunto não se restringiu apenas à AES Eletropaulo, já que se registram problemas consideráveis em demais áreas de concessão do País. No entanto, Aníbal disse que “o procedimento de privatização e de concessão é positivo, mas ele precisa ser muito bem regulado e fiscalizado”.

A Secretaria de Energia tem se empenhado em fortalecer o contingente de fiscais no Estado de São Paulo e tem feito gestões junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) venha a ser beneficiada nesse sentido, algo que irá melhorar muito o monitoramento da rede das 14 concessionárias do estado.