01/06/2011

Queima da palha da cana proibida das 6 às 20 horas

A queima da palha da cana-de-açúcar está suspensa, das 6h às 20 horas, de hoje (1º/06) até o dia 30 de novembro. A resolução, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, leva em consideração a necessidade de preservar a qualidade de vida e a saúde da população neste período de baixa umidade relativa do ar.

A suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar nos demais horários deverá ser determinada de acordo com a região, dependendo da umidade relativa do ar medida das 12h às 17 horas. Sempre que o índice for inferior a 20%, a queima da palha da cana-de-açúcar estará suspensa, independente do horário ou de comunicados de queima previamente autorizados.

A retomada da queima da palha da cana-de-açúcar no intervalo das 20h às 6h ocorrerá quando a umidade relativa do ar atingir valores iguais ou maiores que 20%. Após 30 de novembro, a queima estará condicionada à periodicidade das medições: sempre que o teor de umidade relativa do ar for maior ou igual a 20%, e menor que 30%, por um período de dois dias consecutivos, a queima da palha da cana-de-açúcar será suspensa entre as 6h e 20 horas.

As informações sobre a suspensão e a liberação da queima da palha de cana serão disponibilizadas na página da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na internet.