08/07/2011

Governo de SP instala campus da USP em Santos

O secretário de Energia do Estado, José Aníbal, participou na última sexta, dia 8 de julho, do ato de criação de um campus da USP (Universidade de São Paulo), em Santos. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante evento na prefeitura local. 

O objetivo da instalação do campus na cidade é atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobrás para exploração do petróleo da camada pré-sal. “A USP na Baixada é a consolidação de um sonho”, disse Aníbal ao lembrar que o ex-governador Mário Covas, nascido em Santos e formado em Engenharia na Politécnica da USP, sempre quis levar uma unidade da universidade para a região. 

Segundo o secretário de Energia, a instalação do campus vai contribuir de forma decisiva não só para o desenvolvimento sustentável da região, como também para a qualificação de mão de obra. “Santos já é referência mundial em portos e agora em petróleo e gás”, disse. 

Desde 2002, o curso de Engenharia de Petróleo era ministrado na cidade 
universitária, em São Paulo. Já a partir do próximo vestibular, as novas turmas serão transferidas para Santos. O engenheiro de Petróleo é capacitado para atuar nos segmentos da cadeia produtiva petrolífera, desde a pesquisa de novas jazidas até produção de petróleo e gás natural. 

Especialização
Além do novo campus, também foi lançado hoje em Santos pelo governo do Estado o novo curso de especialização em “Ética, Valores e Cidadania na Escola”, resultado de uma parceria entre a USP e Univesp.