17/07/2011

Tomadas e plugues: novo padrão já está em vigor

Desde o dia 1º, estabelecimentos comerciais de todo o País só podem vender equipamentos elétricos e tomadas com os plugues de dois ou três pinos redondos. Essa é a etapa final de implementação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, que foi sancionado há 11 anos.
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio terra, ou seja, evita que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente.

A padronização veio facilitar a vida do consumidor e aumentar sua segurança. Antes da padronização o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas, tanto de produtos fabricados no país como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores.

A padronização traz vantagens significativas ao consumidor, principalmente no que se refere à segurança, evitando o risco de choques elétricos, curtos circuitos e incêndios. Em alguns casos, os diferentes formatos e as diferentes potências dos aparelhos tornavam o simples ato de ligá-los à tomada uma ameaça à segurança do consumidor.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) informa que o padrão vale tanto para fabricantes quanto para varejistas. A multa aplicada nos casos de produção ou venda de itens fora do novo formato poderá variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.