09/08/2011

Ouvidoria da Secretaria de Energia recebe reclamações do cidadão paulista

A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo disponibiliza ao público desde junho de 2011 os serviços de Ouvidoria com o objetivo de receber pedidos, elogios, reclamações, propostas e solicitações dos consumidores das concessionárias de energia elétrica, gás natural e água. Ao criá-la, a Secretaria contribui para o fortalecimento da cidadania nas relações de consumo, assim como visa promover soluções rápidas e satisfatórias.

Além de poder acionar diretamente as empresas e as agências reguladoras, o consumidor pode recorrer à Ouvidoria da Secretaria de Energia para obter uma resposta ou posição em relação à sua demanda ou insatisfação.
Essa medida foi tomada porque o governo estadual defende que as empresas prestem um serviço de qualidade, que, por sua vez, deve estar aliado à manutenção de canais ágeis e confiáveis para a atenção aos usuários.

“A Ouvidoria atua como uma mediadora dos conflitos entre as partes, e, ao mesmo tempo, busca alternativas que possam, sem comprometer a sua imparcialidade, auxiliar no processo de aprimoramento no fornecimento de serviços e produtos aos cidadãos paulistas”, enfatiza o secretário de Energia, José Aníbal.

Este meio de comunicação também informa e divulga os direitos e deveres dos que fornecem e daqueles que consomem energia elétrica, gás natural e água.

A Ouvidoria se compromete em resolver casos que apresentem graus altos de complexidade de resposta que não puderam ser dirimidos nos demais foros que a antecederam.

Os consumidores têm duas maneiras de se comunicar com a Ouvidoria: pelo telefone ou por e-mail.

Serviço:
Atendimento Telefônico
De segunda a sexta-feira, das 09h às 18 h
Tel. (11) 3111-6800 ou 3111-6867
Fax. (11) 3111-6841
Atendimento Eletrônico
ouvidoria@energia.sp.gov.br