30/11/2011

“Falta de iluminação pública impacta vida da comunidade”

O secretário de Energia, José Aníbal, participou nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, da entrega do 5º Prêmio Franco Montoro de participação comunitária da Coordenadoria Estadual dos Consegs de São Paulo (Conselhos Comunitários de Segurança).

Na sua apresentação, o secretário explicou os novos desafios em iluminação pública. “A Aneel determinou que os municípios, a partir de 2012, sejam os responsáveis pela
iluminação pública. Em São Paulo isso já ocorre, mas os municípios pequenos
entraram em pânico.”

“Nós já fizemos gestões junto à Aneel e ela adiou a mudança para 2014. Nós gostaríamos que fosse até 2015, para que os municípios se organizem no sentido de fazer gestão das suas redes públicas de iluminação. Eles vão ter que criar uma estrutura. Talvez criar um consórcio entre eles para fazer este trabalho.”

Em sua fala, o secretário também falou sobre o governador Franco Montoro, criador do conselho. “O Conseg, que foi criado pelo governador Franco Montoro, um homem público que apostava sempre na descentralização, na participação e no envolvimento da comunidade na gestão. A sociedade estava convidada permanentemente a participar e dialogar. Era um homem público de diálogo e um grande democrata.”