02/03/2012

Secretaria de Energia apresenta plano de ação para o Programa de Melhoria do Gasto Público

O secretário de Energia, José Aníbal, falou hoje no Palácio dos Bandeirantes do Plano de ação da Secretaria para o Programa de Melhoria do Gasto Público. No evento, o governador Geraldo Alckmin apresentou os guardiões da economia, que são representantes indicados pelas Secretarias e órgãos da administração pública estadual.

O Programa de Melhoria do Gasto Público visa reduzir despesas por meio de novas aquisições, no custo da energia, telefonia e água, além de melhorar o gerenciamento de suprimentos.

O governador Geraldo Alckmin explicou os objetivos do programa e disse ser o guardião da economia número 108. “Isso tem um sentido econômico, de exemplaridade, educativo, de cidadania e de respeito ao contribuinte. Não é uma coisa simples e é um trabalho permanente. Ajuste fiscal é uma obra interminável, você sempre pode avançar e fazer o chamado ajuste fino. E nós queremos valorizar esses guardiões da economia, eu quero conhecer os 107 pessoalmente e pelo nome.”

O secretário José Aníbal destacou a importância da revisão dos contratos de energia. “Tive um bom diálogo com a Cibele Franzese e com o Júlio Semeghini na secretaria de gestão. Nós imaginamos a renegociação dos contratos de demanda de energia de média e alta tensão de todos os equipamentos públicos, sobretudo presídios e área da saúde. Nós descobrimos casos em que a energia contratada é 10 vezes mais que a energia média consumida. É importante que essa renegociação ocorra”. Até o momento, já foram analisadas pela Secretaria de Energia 173 instalações. A economia com a revisão dos contratos é de cerca de R$ 5 milhões.

“As secretarias de energia e gestão já estão trabalhando nisso e a nossa expectativa é que se estenda para vários outros setores. Economizar 5% de 19 bilhões é muito dinheiro, quase um bilhão de reais. Atingir essa meta será um resultado extraordinário”, disse Aníbal.