13/04/2012

Definidos os representantes do comitê executivo entre Governo de SP e Petrobras

O secretário de Energia, José Aníbal, reuniu-se hoje com representantes da Petrobras para assinatura do Termo de Parceria para instalação do comitê executivo definido em protocolo de intenções firmado em fevereiro. No termo, o comitê se compromete a estabelecer mecanismos de acompanhamento do Plano de Expansão e da implantação dos projetos e empreendimentos de infraestrutura de produção, transporte e processamento de petróleo e gás natural da Petrobras no Estado de São Paulo.

Na abertura dos trabalhos, o secretário José Aníbal falou sobre o encontro que aconteceu no último dia 4 com a Presidente da Petrobras, Graça Foster, no Rio de Janeiro. “Na conversa que tive com a Graça Foster disse que estávamos construindo um novo caminho na relação entre a Petrobras e o governo de São Paulo. Os desafios não são pequenos. Esse comitê deve ter um papel de cooperação, parceria e de convergência. A disposição do governador é de que não há desafio que não se possa vencer, sempre visando o desenvolvimento e o bem estar.”

O comitê executivo terá dois coordenadores. Pela secretaria de Energia a coordenação será feita por Ricardo Achilles, secretário-adjunto, e pela Petrobras por Antonio Augusto Almeida Faria, assessor da Presidência.

Foram definidos na reunião os sete grupos de trabalho que integrarão o comitê. São eles: Meio Ambiente e Segurança, Tributária, Pesquisa e Desenvolvimento, Infraestrutura, Desenvolvimento da cadeia de fornecedores, Biocombustíveis e Gás e Energia.

A próxima reunião do comitê será em 27 de abril, no Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Dentro de um mês, o comitê se reunirá em São Paulo para apresentar os resultados dos grupos de trabalho e definir o cronograma das ações.

Formação do comitê

Representam o governo de São Paulo no comitê: Henrique Gross, subsecretário de Petróleo e Gás; Moacir Rossetti, secretário-adjunto de Logística e Transporte; Luiz Carlos Quadrelli, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Rubens Rizek, secretário-adjunto do Meio Ambiente; André Grotti, assessor da Secretaria da Fazenda; Milton Flávio Lautenschlager, assessor especial da Secretaria de Energia; Desiree Zouain, coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Representam a Petrobras: Antonio Eduardo Monteiro de Castro, gerente executivo de MKT e Comercialização de Gás e Energia; Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo de Exploração e Produção Sul/Sudeste; Francisco Pais, gerente executivo Corporativo do Abastecimento; Maria Alice Ferreira Deschamps Cavalcanti, gerente executiva do Tributário.