22/05/2012

Qualidade no fornecimento de energia é tema de evento

Foi realizado nesta terça-feira o 3º Encontro sobre Qualidade no Fornecimento de Energia Elétrica no Estado de São Paulo. Organizado pela Secretaria de Energia, o evento teve como objetivo principal a troca de experiências entre as concessionárias no tema os “Critérios de Planejamento”.

De acordo com o secretário adjunto da pasta, Ricardo Achilles, após ter havido uma boa evolução na operação no último ano, é o momento de o setor elétrico se planejar para enfrentar os desafios no estado de São Paulo. “Formamos um grupo com massa crítica bastante grande para discutir o planejamento. Temos de aproveitar o momento para construir um senso comum sobre o caminho a ser seguido. Isso nos tornará muito mais fortes”, afirmou.

Achilles disse também que a qualidade do fornecimento de energia está em pauta. “Divididos fica mais difícil construir ideias comuns. É hora de defender nossa bandeira de maneira organizada e trocarmos experiências para melhorar os serviços prestados. A sociedade cobra qualidade e energia mais barata.”

Segundo Olmede dos Santos, diretor da Subsecretaria de Energia Elétrica, o planejamento é importante para cumprir os objetivos que a Secretaria busca. “Temos acompanhado a melhoria dos indicadores de qualidade de energia. Boa parte dos avanços obtidos se deve ao esforço das empresas do setor. Para tanto, o planejamento com visão de longo prazo é fundamental”, completou.

O encontro foi realizado na sede da CPFL Energia, em Campinas. Participaram do debate cerca de 70 funcionários das cinco maiores concessionárias com atuação no estado (CPFL, AES Eletropaulo, EDP Bandeirante, Grupo Rede e Elektro), além de representantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Nos dois encontros anteriores, promovidos em junho e setembro do ano passado, os temas debatidos foram “Automação em Redes de Distribuição, Linhas de Transmissão e Subtransmissão” e “Atendimento de Emergências”, respectivamente.