21/05/2012

Secretaria faz visita técnica em obras da subestação Atibaia

A equipe técnica da Secretaria de Energia visitou no último dia 9 de maio as obras da subestação Atibaia. Construída pela CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) a subestação é a quarta entregue este ano. A subestação reforça a estrutura de transmissão de energia e beneficia as regiões de Bragança Paulista, Mairiporã, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato.

A conexão se dará no circuito da linha de transmissão 345 kV que liga Poços de Caldas – Mogi das Cruzes de Furnas e terá potência de 400 MVA. No setor 138 kV, a subestação terá duas entrada de linhas de 138 kV para as linhas de transmissão oriundas do seccionamento da LT 138 kV Bragança Paulista – Mairiporã.

Devido aos três cancelamentos por parte da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) das programações de desligamentos necessários para os serviços de conexão, ocorrido por problemas de transferências de energia do Sudeste para o Sul, a nova data para programação está prevista para o período de 30 de junho a 30 de julho, quando se dará a energização da subestação.