14/05/2012

Secretário participa de evento dos Consegs em Campinas

O secretário de Energia, José Aníbal, esteve nesta segunda-feira no encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da região de Campinas. Ele lembrou a importância dos Consegs como elos entre o poder público e a sociedade. “O poder público não consegue sempre estar onde precisa nem estabelecer canais constantes com a comunidade”, explicou.

De acordo com o secretário, os representantes dos Consegs estão se tornando referência dentro das comunidades, pois acabam sendo percebidos como pessoas que podem socorrer a população. “É um voluntariado com forte apelo de cidadania”, afirmou.

Aníbal disse que a iluminação pública é fundamental para a garantia da segurança e contou o que está sendo feito pelo governo estadual nesse sentido. “Temos algumas iniciativas em curso que certamente resultarão na melhoria efetiva da iluminação, entre elas a implantação de lâmpadas LED, por meio do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz).” Conforme explicou Aníbal, essa tecnologia ajuda na prevenção de ocorrências e na melhora da sensação de segurança.

Na opinião do coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto, a implementação do “sistema LED” pode ser feito por meio de Parceiras Público-Privadas (PPPs). “É uma solução moderna, sem custa para a administração pública, para implantar uma energia mais econômica e ecologicamente correta.”

Aníbal lembrou também que todas as empresas distribuidoras de energia do estado de São Paulo fizeram investimentos durante o ano passado, o que culminou na melhoria do serviço oferecido.