21/05/2012

Secretário prestigia lançamento da Fundação Raízen em Igaraçu do Tietê

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, representou o governador Geraldo Alckmin na inauguração de uma Escola Técnica da Fundação Raízen em Igaraçu do Tietê, interior do estado, na última sexta-feira (18/5). O centro de formação profissional deverá atender cerca de 220 estudantes por ano. Segundo a empresa, foram investidos R$ 750 mil no novo centro, cujos custos de manutenção giram em torno de R$ 650 mil anuais.

“A intenção é suprir uma demanda existente tanto na própria empresa, como no município em geral. Já estamos fazendo um mapeamento dessas necessidades para definir as grades específicas de cada curso”, disse Lúcia Teles, gerente de Responsabilidade Social da Raízen.

Entusiasta do ensino profissionalizante, o secretário José Aníbal ressaltou a importância de iniciativas com a da Raízen. “No DNA de São Paulo está a ideia do saber a serviço do fazer. São Paulo tem essa sensibilidade e por isso saiu à frente dos outros estados. De uma vila de 20 mil habitantes, em 1870, nós fomos em 30 anos para 200 mil habitantes”, disse.

“Assim como a Academia não deve ficar enclausurada, as empresas também não. Elas têm de estar disponíveis para a inovação tecnológica. É preciso uma relação convergente com as comunidades, para criar oportunidades. E não há forma melhor do que esta daqui: criar escolas”, concluiu.

As inscrições para os cursos ocorrerão entre os dias 23 de maio e 1º de junho. O processo levará em conta os conhecimentos gerais dos candidatos e a renda per capita da família. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3644-1291 ou (11) 3641-3094.

Visita

Depois da inauguração, o secretário José Aníbal visitou uma unidade de cogeração de energia com bagaço e palha de cana da Raízen. A planta, que tem uma potência instalada de 33 MWs, deverá receber em julho mais duas unidades geradoras de 35 MWs, somando 136MW de energia limpa e renovável.