27/06/2012

Secretaria incentiva ações de Eficiência Energética em unidades prisionais

O diretor de Eficiência Energética da Secretaria de Energia, Genésio Betiol Júnior, proferiu nesta quarta-feira uma palestra sobre o Programa Melhoria dos Gastos Públicos voltado à economia de energia nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A palestra foi transmitida pela internet para todas as unidades prisionais estaduais. “Quero compartilhar com todas as unidades as possibilidades de buscar economia de energia dentro do programa Desperdício Zero, do governo estadual”, afirmou.

Betiol Júnior falou sobre o Programa de Revisão dos Contratos de Energia, da Secretaria de Energia, que prevê a reavaliação dos contratos de fornecimento de energia em unidades de média e alta tensão de equipamentos públicos estaduais. “O contrato com vigência de 12 meses firmado com a concessionária pode gerar despesas desnecessárias. Verificamos se o contrato vigente está condizente com o perfil de consumo da unidade”, explicou. Até o momento, cerca de 300 contratos de equipamentos públicos já foram revistos pela pasta.

“Se nada for feito, esse gasto passa despercebido e o Estado vai continuar desembolsando esse recurso. Estamos trabalhando para estancar esse dinheiro que está indo para o ‘ralo’. Para conseguirmos atingir os 5% que temos como meta do programa, precisamos do apoio de todas as unidades de consumo”, ponderou. Ele salientou que, para que o recurso poupado seja bem aplicado pelas unidades consumidoras, bastam pequenas ações que não envolvem nenhum tipo de investimento. “O dinheiro deve ser direcionado para aquilo realmente importante. É importante esse engajamento de cada um para atingirmos as metas. É dinheiro público. Então merece todo o respeito da nossa parte para receber um destino nobre.”

Além da revisão dos contratos, que é uma medida de curto prazo, estão nas ações previstas pela Secretaria de Energia a conscientização para a mudança de hábitos de consumo e para a eficiência energética, para a troca por equipamentos e lâmpadas mais eficientes, por exemplo. Para quem não pôde acompanhar ao vivo, a apresentação pode ser acessada no portal www.escolasdegoverno.sp.gov.br, no link Secretaria de Administração Penitenciária.