20/07/2012

Grupo debate suprimento de energia ao litoral paulista

Foi realizada nesta quinta-feira uma reunião da força tarefa coordenada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para analisar e propor ações específicas para o atendimento elétrico ao litoral de São Paulo para o verão 2012/2013.

Foram discutidos aspectos sobre estratégia de atendimento, desempenho do sistema elétrico em temporadas anteriores, expectativas para a temporada de verão 2012/2013, cargas verificadas e projeções de mercado e algumas alternativas de melhoria de atendimento para implementação ainda este ano.

Além do ONS e da Secretaria de Energia, participaram da reunião a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), a Elektro, a CPFL Piratininga e a Bandeirante, empresas que atuam na região.

A Força Tarefa do Litoral será permanente. Já está agendada uma nova reunião para o mês de outubro, quando serão definidas e detalhadas as estratégias de atendimento à próxima temporada. Outro encontro, marcado para março de 2013, fará uma avaliação do atendimento.

A força tarefa foi criada pelo ONS após uma reunião do secretário adjunto de Energia, Ricardo Achilles, com o diretor geral do operador, Hermes Chipp, no dia 29 de junho. Ele reivindicou reforços no sistema elétrico do litoral paulista.