06/07/2012

Nova subestação reforça o atendimento elétrico da Região Metropolitana de Campinas

A equipe técnica da subsecretaria de Energia Elétrica visitou ontem, dia 5, as obras da subestação Itatiba de 500/138 kV, que irá beneficiar a população das localidades de Vinhedo, Itatiba e Valinhos, áreas atendidas pela CPFL e CPFL Piratininga. Está prevista a entrada em operação da subestação em quatro de agosto.

Construída pelo Consórcio Transenergia, a subestação contará na fase inicial com dois bancos de transformadores com potência total de 400 MVA. Está prevista sua ampliação com a instalação de mais um banco de transformadores.

A subestação será alimentada pela linha de transmissão 500 kV Campinas-Ibiúna de Furnas e atenderá as linhas de transmissão  de 138 kV  Itatiba-Tanquinho/Viracopos,  Itatiba-Paineiras da CPFL e a LT 138 kV Itatiba-Vinhedo da CPFL Piratininga.

A Transenergia e a ONS (Operador Nacional do Sistema) definiram a programação do mês de julho para efetuar os desligamentos no sistema elétrico, necessários para realizar os ajustes do sistema de teleproteção das linhas de transmissão e os testes pré-operacionais.