06/07/2012

Secretaria discute reforços no sistema elétrico do litoral

O secretário adjunto de Energia, Ricardo Achilles, participou no dia 29 de junho de reunião com o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, para falar sobre o atendimento elétrico ao litoral do estado de São Paulo. A reunião ocorreu no escritório central do ONS, no Rio de Janeiro.

O secretário falou sobre a recente conclusão dos estudos de reforços e ampliações, realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a participação das concessionárias de energia que atuam no estado. O levantamento apontou a necessidade de implantação de duas novas subestações no litoral: uma para reforço no atendimento ao Litoral Sul e a outra para reforço no atendimento à Baixada Santista e Litoral Norte.

Achilles enfatizou que a região litorânea de São Paulo tem apresentado nos últimos anos uma dinâmica econômica variada e marcada por um novo ciclo de desenvolvimento a partir dos anúncios de investimentos, principalmente nas atividades petrolífera e portuária, com reflexo no setor imobiliário, além do turismo de lazer, característica inerente da região.

Pelas regras do setor elétrico, as novas obras oriundas dos estudos de planejamento de longo prazo necessitam de uma compatibilização com os estudos do ONS que são realizados para o curto prazo. Esta compatibilização é condição necessária para que as novas obras sejam licitadas ou autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Face às ponderações feitas pela Secretaria de Energia, da necessidade premente de início de providências para a implantação das obras, Hermes Chipp informou que deverá encaminhar o assunto para análise da equipe técnica com a urgência requerida”, afirmou o secretário, após a reunião.