15/08/2012

Especialistas da Secretaria participam do segundo dia do Congresso de Planejamento Energético

Representando a subsecretaria de Petróleo e Gás Ricardo Cantarani apresentou nesta quarta, em Curitiba, no Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE), o artigo “A Política Energética Paulista e o Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural”.

Cantarani, em seu artigo, diz que as reservas do pré-sal na Bacia de Santos oferece a oportunidade de ampliação da oferta de gás natural.

“Dentro dos segmentos analisados, considerando critérios como aumento de eficiência energética, ganhos de competitividade econômica e promoção de melhorias ambientais, os segmentos prioritários definidos para utilização do gás natural foram: a cogeração e climatização, a substituição de energéticos fósseis mais poluentes na indústria e a utilização do gás como matéria-prima”, explicou Cantarani.

O artigo foi escrito em parceria com Ubirajara Sampaio de Campos e Henrique Gross, ex-subsecretário de Petróleo e Gás.

Na terça-feira, dia 14, Ricardo Fujii já havia apresentado o artigo “O petróleo e gás natural como vetor de desenvolvimento socioeconômico: a experiência do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural”.

Na apresentação, Fujii abordou o programa do Governo do Estado de São Paulo para estruturar políticas públicas para internalizar os benefícios das descobertas do petróleo e gás natural do pré-sal na Bacia de Santos. O artigo foi coproduzido com Henrique Gross.

“Além de expandir os benefícios gerados pelo setor, existe a preocupação em minimizar os impactos ambientais gerados pela atividade petrolífera. A comissão criada pelo governo realizou diversos estudos que subsidiaram as recomendações de ações para catalisar os impactos positivos da indústria”, afirmou. O artigo foi coproduzido por Henrique Gross, ex-subsecretário de Petróleo e Gás de São Paulo.

Os artigos apresentados no Congresso foram aprovados pelo Comitê Editorial Técnico da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, que é formado por pesquisadores de várias universidades, e farão parte dos anais do evento.

Para ler a íntegra do artigo “A Política Energética Paulista e o Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural”, de Ricardo Cantarani, clique aqui.

Para ler a íntegra do artigo “O petróleo e gás natural como vetor de desenvolvimento socioeconômico: a experiência do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural”, de Ricardo Fujii, clique aqui.