27/08/2012

Governo lança plano estratégico de longo prazo para o Estado

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, esteve presente na manhã desta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes, onde o governador Geraldo Alckmin assinou um convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para a elaboração de um planejamento estratégico para o Estado.

Intitulado SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo, o plano prevê a implantação do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), do MBC. A primeira etapa do programa conta com o desenho e a implantação do Modelo de Gestão de Resultados, já liderado pelo MBC em outros estados, para levantar um diagnóstico da administração paulista. Depois disso, serão elaborados cenários para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. O contrato, que terá custos na ordem de R$12 milhões sem onerar o Estado – será bancado pelo setor privado –, deve durar um ano.

Alckmin salientou a importância do convênio para a eficácia do desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Nós já temos um conjunto de estudos, projetos e vários estudos de planejamento, mas estamos firmando uma parceria muito importante na SP-2030, com estudos de planejamento para a eficiência no Estado.”

A parceria do MBC com o governo do Estado terá a consultoria do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair, que esteve presente na solenidade desta segunda-feira e disse estar comprometido com os projetos de São Paulo. “A proposta é ajudar a levantar os projetos que serão prioridade para São Paulo no futuro, e nossa equipe vai trabalhar de forma conjunta para ajudar a implementar esses programas”, disse Blair.