21/08/2012

Secretário participa de abertura de feira sobre Smart Grids

Osecretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, participou nesta terça-feira da cerimônia de abertura da 10ª edição do Metering Latin America, evento internacional focado em medição inteligente, redução das perdas de energia e Smart Grids, que visam automatizar o sistema elétrico. Essa tecnologia vai permitir, por exemplo, que haja informação imediata sobre interrupções e que o consumidor gerencie o próprio consumo.

Segundo Aníbal, o consumidor deve estar no centro do debate sobre as Smart Grids, mas não apenas no que se refere à tarifa. “Se fosse apenas uma questão de tecnologia, seria mais fácil de avançar. Mas essa discussão de smart grid envolve um aspecto mais conceitual, uma indicação de como a população pode consumir de maneira mais eficiente”, argumentou.

Na opinião do secretário, o atraso do Brasil ainda é grande. “É preciso que o setor se organize, faça reuniões, grupos de trabalho, enfim, trabalhe para que o consumidor possa ter esse instrumento a serviço do seu bolso”, cobrou. O secretário assegurou que o Governo de São Paulo está aberto a parcerias na área de inovação tecnológica para o setor energético e não descartou eventuais desonerações fiscais.

“Confiamos muito que em algum momento o segmento vai deslanchar. Trata-se de uma necessidade para um consumo mais eficiente, com melhor gerenciamento.” De acordo com José Aníbal, o Brasil precisa seguir investindo fortemente em energia, pois o consumo não para de crescer. “Até 2020, teremos de acrescentar 60% da energia que tem hoje disponível”, afirmou.