16/08/2012

Subsecretário de Energias Renováveis participa do SolarInvest

O subsecretário de Energias Renováveis, Marco Antonio Mroz participou da quarta edição do Colóquio Solar Brasileiro – SolarInvest, realizado na capital paulista, nos dias 14 e 15, pela empresa VIEXamericas. Mroz integrou o painel “Perspectivas governamentais para a inserção da fonte solar na matriz energética” e dividiu a mesa com o diretor-geral do Centro de Estratégias de Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates; o superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Armando Silva Filho; e a presidente da Abeeólica, Élbia Melo.

Opinião unânime entre os palestrantes, o Brasil ainda reserva inúmeras oportunidades para o setor de energia solar. Segundo eles, há um vasto horizonte a ser explorado, sobretudo a partir da maior participação de comércio e indústria. “O avanço da energia solar é uma significativa contribuição à meta paulista de, em oito anos, elevarmos de 57% para 69% a participação das energias limpas na matriz energética”, afirma Mroz.

Segundo o subsecretário, o sucesso nessa empreitada depende da formulação de políticas públicas de implantação e manutenção das energias renováveis e de ações de incentivo ao desenvolvimento dessa tecnologia no estado, como linhas de financiamento específicas para produção de equipamentos, desenvolvimento de polos de pesquisa, campanhas de divulgação e capacitação de mão de obra.