14/09/2012

Encontro discute mineração em São João da Boa Vista

Foi realizado nesta sexta-feira um encontro para discutir a expansão da indústria minerária na região de São João da Boa Vista. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial da cidade, o evento contou com mais de cem pessoas.

Segundo o idealizador da reunião, José Fernando Bruno, subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia, a ideia foi propor um diálogo franco entre mineradores e ambientalistas para a produção de uma mineração realmente sustentável, não apenas na região, mas em todo o Estado.

“Estamos aqui reunidos para encontrar soluções conjuntas. A missão da Secretaria de Energia é justamente propiciar uma agenda positiva para o setor da mineração, com integração entre o meio ambiente e essa atividade econômica, que é tão importante”, afirmou.

Ainda de acordo com Bruno, é importante mobilizar o setor para as reivindicações conjuntas em assuntos como a dificuldade de obter licenciamentos, por exemplo. Para isso, além da equipe técnica da Secretaria de Energia, estiveram presentes no evento representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que deram orientações sobre como proceder regularmente para obter o licenciamento ambiental na área minerária.