03/09/2012

José Aníbal visita usinas de Jupiá e Ilha Solteira

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, realizou uma visita técnica nesta sexta-feira (31) às usinas hidrelétricas da Cesp de Ilha Solteira e de Jupiá (Engenheiro Edgar de Souza), ambas na bacia do Paraná. Na usina de Jupiá, o secretário foi recebido pelo gerente de patrimônio, Brás Magri Filho, e pelo gerente da usina, Carlos Alberto Crepaldi. Em Ilha Solteira, José Aníbal esteve com o gerente Haruo Kuratani.

“A Cesp é o núcleo gerador que garante a segurança energética de São Paulo e contribui muito para o Brasil. Ontem mesmo gerava acima da média para compensar insuficiências do sistema nacional”, disse o secretário, que aguarda a definição por parte do governo federal sobre a renovação das concessões do setor elétrico, cujo anúncio é esperado para esta próxima semana.

A CESP tem hoje 6 Usinas que somadas tem potência instalada de 7.455 Mws, que representam 61% da energia de São Paulo e 11,5% do Brasil. A Usina de Ilha Solteira, que possui 20 unidades geradoras, é a 3ª maior do Brasil, gerando 3,4 mil MW. Além da de Jupiá, que possui 14 unidades geradoras e produz 1,5 mil MW, a Cesp tem ainda as usinas de Porto Primavera (Sérgio Mota), a de Três Irmãos, a de Jaguari e a Paraibana.