05/09/2012

Subestação reforça atendimento da região de Campinas

Foi energizada no final de agosto a subestação Itatiba, que reforçará o atendimento de eletricidade à região metropolitana de Campinas. Situada no município de Itatiba, a subestação teve investimentos de R$ 75 milhões e conta com dois transformadores de 400 MVA.

Neste mês de setembro, a CPFL – concessionária que atua na região – iniciará a interligação dessa nova subestação com o sistema existente, com a energização da primeira das quatro linhas de transmissão de 138 kV que estão sendo instaladas.

Construída pelo Consórcio Transenergia, que tem Furnas como principal consorciado, a subestação Itatiba é a quarta de grande porte a entrar em operação no ano de 2012 no Estado de São Paulo. Juntas, elas totalizam o montante de 3,6 mil MVA de potência instalada, beneficiando uma população equivalente a 6 milhões de pessoas, um recorde nos últimos 20 anos.

A equipe técnica da Secretaria de Energia acompanha de perto o andamento dessas obras. Ainda está prevista para este ano a energização da subestação Atibaia, com potência de 400 MVA.