04/10/2012

Acordo com o Ministério do Meio Ambiente da Itália avança

Foi realizada nesta quarta-feira, no gabinete da Secretaria de Energia, uma reunião de trabalho com uma delegação ligada ao Ministério do Meio Ambiente da Itália.

De acordo com Ricardo Achilles, secretário adjunto de Energia, o encontro foi realizado para definir o comitê técnico que vai elaborar um plano de trabalho e fechar os temas prioritários para o acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria e o Ministério italiano.

No dia 19 de junho, foi assinado um Protocolo de Intenções para Promoção das Energias Renováveis, que prevê a cooperação tecnológica e científica no desenvolvimento de soluções inovadoras para a bioenergia sustentável e para a produção de energia no âmbito do conceito das cidades inteligentes. O acordo prioriza também a eficiência energética e o uso de energias renováveis na construção e transporte e a sustentabilidade ambiental na expansão de cidades paulistas.

“A Itália é um país prioritário para acordos internacionais. Esse nosso termo de cooperação reforça o interesse que Estado tem de trocas comerciais e científico-tecnológicas”, afirmou o secretário adjunto.

Além de Achilles, participaram da reunião Milton Flávio, subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia, Rodrigo Tavares, assessor para assuntos internacionais do Governo de São Paulo, Stefania Romano, assessora para assuntos internacionais do Ministério, Alessandro Baldacci, responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério, Diego Tomassini, chefe do escritório do Ministério, e Mario Spadari, representante do Fórum das Américas.