30/10/2012

José Aníbal fala de eficiência energética na FGV

O secretário de Energia José Aníbal falou sobre eficiência energética e fontes renováveis nesta terça-feira com alunos de graduação e pós-graduação do curso de Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele também tirou dúvidas da turma de universitários, que tem como tarefa desenvolver um projeto de “cluster” de energia limpa para a região de Araraquara, no interior de São Paulo.

Em conversa descontraída, o secretário ressaltou a importância do conceito de “smart grid” (redes inteligentes de produção de energia elétrica). “Isso é o que há de tecnologia mais avançada em tecnologia de consumo”, explicou.

Ele destacou que a principal preocupação do Estado agora é com geração de energia a partir de biomassa, mas lembrou também da produção a partir de resíduo sólido, o lixo. Como dica para os estudantes, contou que há interesse do governo em criar uma planta voltada ao processamento de lixo urbano.