05/10/2012

Mais energia à região de Campinas

Para garantir o atendimento ao crescimento da região de Campinas e aumentar a confiabilidade do setor elétrico, foi colocada em operação, no último fim de semana, a primeira das três linhas de transmissão de 138 kV previstas.

Conectada pela concessionária CPFL, a linha é alimentada pela subestação Itatiba 500/138 kV, que foi energizada no final do mês de agosto, tem 800 MVA de potência instalada e é de propriedade do consórcio Transenergia.

De acordo com avaliação da Subsecretaria de Energia Elétrica da Secretaria de Energia, com a nova conexão, já estão circulando 180 MW na nova linha, aliviando a subestação de Campinas de Furnas, que estava com carregamentos elevados. As próximas linhas de transmissão deverão entrar em operação gradualmente a partir de dezembro.