23/10/2012

Modelo paulista de eficiência energética é tema de conferência na Faap

O secretário de Energia José Aníbal proferiu a palestra de encerramento da Conferência Internacional de Planejamento e Eficiência Energética na Faap, em São Paulo, nesta terça-feira.

Ele lembrou que o conceito de eficiência está ligado à maximização da produção em relação aos recursos. Aníbal contou que, no Estado, ele se aplica também à geração de energia a partir da biomassa, que é um exemplo de projeto energético eficiente.

“É o que faz a Usina da Barra, que promove geração eficiente e competente de energia renovável. A cana tem essa vantagem, a cada ano, ela se renova.”

O secretário afirmou que São Paulo se destaca no mundo pela manutenção de uma matriz energética verde. O Estado tem 55% da energia proveniente de fontes renováveis.

Ele disse ainda que agora é um momento oportuno para o debate sobre a produção e o consumo conscientes, principalmente por conta das novas regras para a renovação da concessão de hidrelétricas, que devem ser divulgadas em 1º de novembro.

O pacote do governo federal para o setor também prevê uma redução de cerca de 20% no preço da energia até o início de 2013.

“A redução do preço não deve ser um motivo para aumentar a quantidade do consumo”, ele afirmou.