29/10/2012

Secretaria de Energia e Investe SP firmam parceria

O secretário de Energia, José Aníbal, participou na manhã desta segunda-feira de reunião do Conselho Deliberativo da Investe São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

Ele traçou o cenário do mercado de gás natural no Estado de São Paulo e propôs a elaboração de um plano estratégico que possibilite o desenvolvimento do mercado de gás natural como matéria-prima e na cogeração de energia. O plano, em parceria entre a Secretaria de Energia e a Investe SP, foi aprovado pelos conselheiros durante o encontro.

Segundo o secretário, tanto a matéria-prima quanto a cogeração e climatização possibilitam a atração de investimentos ao Estado em novas plantas químicas e na cadeia de fornecimento de equipamentos e serviços para o mercado de eficiência energética nos setores industrial, comercial e de serviços.

Aníbal destacou a importância de se procurar alternativas para o fornecimento de gás, como o “shale gas” e o gás de vinhaça. “Do ponto de vista industrial, o preço praticado atualmente é inibidor. A Petrobras é a trava para o desenvolvimento do gás natural no Brasil. Temos muito pouca flexibilidade para negociar”, ponderou.

De acordo com o secretário, é preciso criar uma política estratégica que favoreça a competitividade das indústrias e, ao mesmo tempo, a transição para o uso de energias mais limpas. “A garantia do fornecimento de gás é um fator decisivo para evitar a ida de indústrias para outros Estados”, falou.