19/10/2012

Secretaria recebe delegação alemã

O subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, representou o secretário de Energia, José Aníbal, nesta sexta-feira, em reunião com uma delegação alemã do Estado da Baixa Saxônia, liderada pelo secretário de Economia, Trabalho e Transportes, Oliver Liersch.

Eles conversaram sobre um interesse mútuo de construir uma parceria comercial e científico-tecnológica em energias renováveis. “Apresentamos que existem em São Paulo diversas oportunidades para investimentos estrangeiros”, afirmou o subsecretário, após a reunião.

Milton Flávio lembrou que a Secretaria de Energia tem um histórico de cooperação com o Estado alemão de Baviera. Ele mencionou o convênio entre sete estados do mundo – São Paulo, Baviera, Alta Áustria, Cabo Ocidental, Geórgia, Quebec e Shandong –, denominado Cúpula de Líderes Regionais.

“A Secretaria de Energia assumiu a incumbência de representar o Governo de São Paulo nesse convênio multilateral internacional. Somos responsáveis pela estruturação da rede internacional especializada em energias renováveis, eficiência e conservação de energia”, relatou.

Ainda segundo Milton Flávio, São Paulo oferece oportunidades de investimento em biogás, energia eólica, solar e fotovoltaica.

Segundo Liersch, a região da Baixa Saxônia apresenta bastante potencial em fontes renováveis e, por conta disso, tem experiência em energia eólica. “Temos também projetos de eletromobilidade. Há iniciativas tanto para o transporte público quanto para o individual.”

O encontro contou também com a presença do secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Luiz Carlos Quadrelli, e do cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Rainer Müller.