24/10/2012

Secretário fala sobre oportunidades de investimento em SP

O secretário de Energia José Aníbal participou nesta quarta-feira de um almoço com um seleto grupo de empresários, organizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista –, instituição financeira do Governo do Estado, em parceria com a revista Banco Hoje.

Aníbal falou sobre os desafios do setor energético paulista e as possíveis oportunidades de investimento, especialmente em cogeração de energia. “O setor sucroenergético é um exemplo de atividade em potencial. O açúcar e o álcool representam um terço do que pode ser explorado com a cana de açúcar, que é um energético fantástico”, disse.

“Estamos dispostos a usar nossas maiores vantagens e virtudes para conseguir resultados cada vez melhores. Ninguém no mundo tem tecnologia como a nossa”, completou. O secretário lembrou que o Governo de São Paulo isentou a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de máquinas e equipamentos para o retrofit das usinas.

Aníbal falou também sobre a renovação das concessões para o setor elétrico. “Queremos efetivamente fazer com que o programa proposto pelo governo federal avance. Mas precisamos convergir com racionalidade. É preciso haver condições que remunerem as concessionárias de energia”, ponderou.
De acordo com Aníbal, é preciso haver uma interlocução permanente do governo federal com os Estados. “Estou muito otimista sobre a redução do preço de energia no Brasil, que é fundamental para nossa competitividade.”

Além de José Aníbal, participou do almoço representando a Secretaria o subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio.