22/10/2012

Subsecretário de Petróleo e Gás faz apresentação na Santos Offshore

O subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia, Ubirajara Sampaio de Campos, fez uma apresentação nesta quinta-feira na Santos Offshore.

Ele falou sobre a importância da cadeia produtiva de petróleo e gás para a disseminação do crescimento econômico no Estado de São Paulo, especialmente na Bacia de Santos, por meio do fornecimento de bens e serviços para o pré-sal e o pós-sal.

“A exploração e produção de petróleo e gás proporcionará oportunidades aos setores produtivos de fornecimentos de serviços e ao parque industrial paulista, possibilitando a diversificação do portfólio de produtos e serviços e estímulos ao incremento de competitividade”, disse.

Campos apresentou estudos comparativos relativos à experiência de cinco países quanto aos modelos de desenvolvimento adotados para o fomento à indústria de petróleo e gás – Noruega, Reino Unido, Venezuela, Indonésia e Coreia do Sul. Ele destacou os aspectos positivos e negativos de cada modelo e identificou similaridades e resultados comuns.

“A experiência internacional mostra que a disseminação e perpetuação da riqueza petrolífera é tanto maior quanto mais amplo e diversificado for o envolvimento dos setores produtivos no ciclo”, afirmou. Segundo ele, políticas de conteúdo local podem contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia de fornecedores, eventualmente tornando-a competitiva internacionalmente.

Outro aspecto relevante apontado diz respeito à importância da qualificação do capital humano para atendimento da demanda do setor de petróleo e gás. “Quanto maior for a absorção de mão de obra local e regional, mais sólida e equilibrada é a disseminação dessa riqueza nas diversas camadas da sociedade”, completou.