21/11/2012

Plano Verão do litoral paulista entra em vigor

Já está em vigor o plano para atendimento de eletricidade à região litorânea do Estado de São Paulo no verão 2012/2013. As medidas foram aprovadas em reunião realizada no último dia 12, coordenada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e com participação da Secretaria de Energia, além das empresas transmissoras e distribuidoras que atuam no litoral paulista (CTEEP, CPFL Piratininga, Bandeirante e Elektro).

Estudos verificaram as condições de operação do sistema no período do verão, incluindo as soluções operativas para possíveis contingências em linhas de transmissão e de subestações que atendem o litoral.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria, a região verifica um substancial aumento de consumo de energia elétrica neste período, com pico no último dia do ano, o que exige atuação especial para operação do sistema elétrico por parte das empresas que atuam na região.

O período considerado como temporada de verão foi definido entre os dias 14 de novembro de 2012 e 18 de fevereiro de 2013, após o fim de semana subsequente ao Carnaval.

“Esperamos que o atendimento de energia elétrica ao litoral no próximo verão esteja dentro dos padrões requeridos de confiabilidade e qualidade”, diz o secretário de Energia, José Aníbal.