27/11/2012

Secretaria de Energia e governo italiano fazem reunião de trabalho

Ocorreu nesta segunda-feira a primeira reunião de trabalho sobre o Protocolo de Intenções para a Promoção das Energias Renováveis, firmado entre a Secretaria de Energia de São Paulo e o governo da Itália.

Um plano de ação foi pauta do encontro, do qual participaram — como representante do secretário de Energia, José Aníbal — o subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, e o representante do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, Diego Tomassini.

“Começamos a definição do plano de trabalho que envolve desde a realização de seminários para discutir tratamento adequado de resíduos de transformadores, como o ascarel, até projetos de sustentabilidade, como implantação de placas fotovoltaicas em edifícios públicos. O projeto atende a decisão do secretário José Aníbal de limpar ainda mais a matriz energética do Estado”, explicou Milton Flávio.

“O projeto amadureceu. Isso pode trazer vantagem a ambos os países tanto na questão de eficiência quanto de sustentabilidade. Nosso protocolo pode se tornar um motor para a colaboração entre Brasil e Itália”, disse Tomassini.
Assinado em junho, o acordo prevê a cooperação tecnológica e científica no desenvolvimento de soluções inovadoras para a bioenergia sustentável e para a produção de energia no âmbito do conceito das cidades inteligentes.

O protocolo prioriza também a eficiência energética e a expansão do uso de energias renováveis.