05/11/2012

Secretaria recebe Fórum das Associações Pró-Gás

O secretário de Energia José Aníbal recebeu representantes do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural nesta terça-feira, em São Paulo.

A pauta da reunião foi a apresentação da Proposta de Política Nacional para o Gás Natural no Brasil, desenvolvida por entidades que integram o fórum, como a Abraceel, a Cogen-Rio e a Abrace, entre outras.

A Petrobras foi apontada pelos participantes como a principal responsável pelo travamento do desenvolvimento econômico do país. O secretário, por sua vez, garantiu o compromisso do Estado em buscar alternativas para baixar o preço do gás natural no país, como a pesquisa sobre “shale gas”, desenvolvida em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

“Vamos trabalhar para reduzir o preço do gás”, disse Aníbal.

Os representantes do Fórum pediram atenção especial às questões da revisão da margem das distribuidoras, da abertura do mercado e unificação da legislação relativa ao insumo nos Estados, além da discussão para a retomada das licitações para a exploração de gás no país.