26/11/2012

Secretário participa de seminário sobre energia

O secretário de Energia José Aníbal participou na manhã desta segunda-feira do seminário “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento: Energia”, promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

O evento discutiu as principais questões que envolvem o setor elétrico brasileiro. Em seu discurso, Aníbal criticou a Medida Provisória nº 579. “É um exemplo da falta de planejamento do governo federal”, disse. Ele argumentou que os números ofertados para a remuneração dos ativos não amortizados e para a cobrança de tarifa de energia são bem aquém dos projetados pelas concessionárias.

Na opinião do secretário, as regras não poderiam ser alteradas sem que houvesse uma transição. “Não há como fazer isso de forma instantânea. Indica uma precipitação que não esperávamos que fosse acontecer. O processo é muito autocrático”, afirmou.

O seminário contou com a participação de especialistas, autoridades governamentais, representantes da indústria, das empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia e também de entidades de defesa do consumidor.

Acompanhe vídeo com a íntegra: