09/11/2012

Subsecretário de Petróleo e Gás fala da preparação de SP para explorar o pré-sal

O subsecretário de Petróleo e Gás Ubirajara Sampaio de Campos falou sobre a preparação de São Paulo para aproveitar as oportunidades do pré-sal no evento +Brasil, que reuniu representantes de empresas e governo nesta quinta-feira, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

“O Estado tem a perspectiva de uma nova atividade econômica [a exploração de petróleo e gás na área pré-sal] pela frente. Por ser uma grande riqueza, é preciso otimizá-la, fazê-la uma alavanca para o desenvolvimento”, ele comentou durante a apresentação no painel “Os desafios do pré-sal”.

São Paulo, historicamente, sempre foi um grande importador de petróleo e exportador de derivados, por causa da capacidade de processamento das refinarias locais e do mercado consumidor de combustíveis.

Campos lembrou que, para se adaptar à nova dimensão, o Estado trabalha com orientação do Programa Paulista de Petróleo e Gás, criado em 2010. “Temos três eixos principais de atuação: fazer da expectativa uma realização, tornar São Paulo uma referência no setor de petróleo e gás, cuidar da questão ambiental”, ele explicou.