21/12/2012

Grupo gestor da parceria Brasil-Itália define planejamento para o próximo ano

Foi aprovado, nesta quinta-feira (20 de dezembro), o plano de trabalho para 2013 do grupo gestor da parceria Brasil-Itália. Entre os temas que serão trabalhados no próximo ano, a eficiência energética e o uso da energia renovável nas construções e nos transportes foram elencados como prioritários. Também entram nessa lista a sustentabilidade energética em cidades paulistas e a capacitação e educação ambiental.

Assinado em junho, o acordo de parceria – que conta com a chancela dos governos paulista e italiano – prevê a cooperação tecnológica e científica no desenvolvimento de soluções inovadoras no campo energético. Nesse contexto, o uso de energias renováveis é um dos destaques, bem como a eficiência energética.

“Essa iniciativa é muito importante e acontece num momento muito oportuno, já que o Brasil é um país em pleno crescimento econômico e, nesse contexto, o desenvolvimento sustentável é uma condição essencial”, afirma Stefania Romania, representante do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália.

Já do lado brasileiro, a importância do acordo foi destacada pelo subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio. “A Itália e o italiano foram fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento industrial de São Paulo. Agora, como parceiros preferenciais, podem contribuir com sua experiência e tecnologia para atingir as metas de renovação e limpeza de nossa matriz energética”, conclui.