05/12/2012

Secretaria de Energia finaliza Balanço Energético de 2012

A Secretaria de Energia finalizou o Balanço Energético do Estado de São Paulo de 2012, documento elaborado anualmente pela equipe técnica da pasta. O trabalho contém informações sobre a matriz energética paulista, tais como oferta e demanda de energia por fonte e o consumo de energia por atividade econômica.

“O Balanço Energético está alinhado com o compromisso do Governo de São Paulo em apresentar sempre informações relevantes à sociedade de forma a dar suporte a decisões de investimento”, afirma o secretário José Aníbal.

Na edição deste ano, que contempla informações referentes a 2011, uma das mudanças mais expressivas foi o crescimento de 26,9% no consumo de gasolina em detrimento do etanol, que caiu 22,1% na comparação com o ano anterior.

A quebra da safra de cana-de-açúcar e as políticas federais voltadas à manutenção artificial do preço da gasolina são alguns dos fatores que levaram à queda de competitividade do etanol. “Cabe ao poder público criar políticas para incentivar a oferta de combustíveis de origem renovável em substituição aos fósseis”, diz Aníbal.

O secretário lembra que, nesse sentido, a Secretaria de Energia coordenou a elaboração do Plano Paulista de Energia, aprovado em setembro. A proposta prevê a ampliação da participação das fontes renováveis de 55% para 69% até 2020.