11/12/2012

Usina de biogás será inaugurada em Cosmópolis

Está prevista para o dia 20 de dezembro a inauguração oficial de uma unidade da CPFL que produz biogás a partir da vinhaça na cidade de Cosmópolis, na região de Campinas. A tecnologia foi desenvolvida pela Omnis Biotechnology, que durante três safras testou o sistema de produção e purificação de biogás.

“O Estado de São Paulo é o grande produtor e processador de cana de açúcar do país. Precisamos incentivar os players para que invistam cada vez mais em tecnologia e em soluções sustentáveis”, disse o secretário de Energia José Aníbal.

Nesse sentido, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na semana passada, o decreto que cria o Programa Paulista de Biogás, que tem como um de seus objetivos estabelecer a adição de um percentual mínimo de biometano ao gás canalizado comercializado no Estado.

Durante reunião realizada hoje no gabinete da Secretaria de Energia, Paulo Gazani Jr., presidente da VIS Investimentos – acionista majoritária da Omnis –, mostrou-se otimista com as oportunidades decorrentes do decreto. “A ação do governo é um marco para o setor e cria novo paradigma de investimento para a produção de biogás. Ao criar essa nova condição, nossa capacidade de investir amplia significativamente”, afirmou. A intenção da empresa é investir em 25 plantas no Estado nos próximos oito anos.

São Paulo produziu 314 milhões de toneladas de cana de açúcar na última safra, das quais 55% foram destinadas à produção de açúcar (22 milhões de toneladas e 45% de etanol (11 milhões de litros). O Estado tem potencial para gerar 132 milhões de metros cúbicos de vinhaça. Se tudo fosse convertido em metano, o Estado teria capacidade para gerar 792 milhões de metros cúbicos de metano por safra.

Segundo Aníbal, o Programa Paulista de Biogás vai possibilitar que o Estado tenha independência energética. Ele lembrou que a medida está alinhada com o Plano Paulista de Energia, que tem como um de seus objetivos a ampliação da participação de energias renováveis em sua matriz energética.