30/01/2013

Secretaria de Energia e Fapesp negociam parceria

O diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique de Brito Cruz, foi recebido no gabinete da Secretaria de Energia, nesta quarta-feira (30), para negociar possíveis parcerias na área de energias renováveis e eficiência energética.

“Estamos bastante otimistas com a possibilidade de desenvolver pesquisas que fomentem nossas áreas de trabalho e sirvam de respaldo para atrair mais investimentos para o Estado de São Paulo”, disse o secretário José Aníbal, após o encontro.

“É possível trabalharmos em conjunto, dentro da missão da Fapesp, que é apoiar pesquisas que tenham sustentação científico-tecnológica”, acrescentou o diretor da instituição.

De acordo com o subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, que também participou da reunião, duas frentes de trabalho que interessam bastante, em um primeiro momento, são a elaboração de um atlas solarimétrico do Estado e o mapeamento das principais regiões paulistas para produzir biogás, bem como os custos envolvidos nesse processo.

Esse interesse em biogás se justifica porque em dezembro do ano passado foi publicado, no Diário Oficial de São Paulo, um decreto que cria o Programa Paulista de Biogás, que tem como um de seus objetivos estabelecer a adição de um percentual mínimo de biometano ao gás canalizado comercializado no Estado.

Também foi considerada na reunião a possibilidade de se criar uma rede de pesquisa, focada em eficiência energética e renovável.