29/01/2013

Secretaria faz visita técnica à subestação Vicente de Carvalho

Técnicos da Secretaria de Energia realizaram, no dia 27 de janeiro, uma visita técnica às obras que estão sendo realizadas na subestação Vicente de Carvalho, localizada no município do Guarujá.

A subestação é de propriedade da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e sofreu avarias após uma severa ocorrência na madrugada do dia 11 de janeiro, quando um poste do sistema de distribuição foi atingido por um carro. Segundo a CTEEP, a batida ocasionou um curto-circuito, que se propagou para a subestação. A ocorrência causou desligamentos de consumidores na cidade do Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho e em partes de Bertioga e Cubatão.

A equipe da Secretaria verificou “in loco” as consequências da ocorrência bem como o correto acionamento do “Plano Verão” de atendimento de energia, que prevê a alocação de subestações e transformadores móveis e equipes de manutenção em pontos estratégicos do litoral.

O “Plano Verão“ é um documento elaborado pelas empresas de energia que atendem o litoral e com a participação da Secretaria de Energia. Contém ações para atendimento em casos de emergência, entre 14 de novembro do ano passado a 18 de fevereiro deste ano, considerado o período de cargas mais elevadas naquela região.