28/02/2013

Grupo de trabalho é criado para amenizar efeitos da chuva

Foi realizada ontem (27) a primeira reunião de trabalho do grupo criado pela Secretaria Estadual de Energia em parceria com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o Corpo de Bombeiros e a AES Eletropaulo.

O desafio é dar agilidade ao processo de atendimento das ocorrências emergenciais em dias de tempestade. “Precisamos promover uma articulação que permita o atendimento a situações que coloquem em risco a vida das pessoas, reduza o número de consumidores sem energia elétrica e regularize o trânsito e a mobilidade urbana”, afirmou o secretário de Energia José Aníbal.

Como medida imediata para a melhora do atendimento à população, foi montado um gabinete de crise, que funcionará entre 1º e 31 de março, no Cobom (Comando de Operações do Corpo de Bombeiros), situado na Praça da Sé, no centro da capital. O gabinete contará com representantes dos governos estadual e municipal, do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia.

O grupo de trabalho foi criado em reunião realizada na terça-feira (26), no gabinete da Secretaria de Energia. Algumas medidas efetivas foram acertadas durante o encontro. Uma delas é a integração da comunicação das três centrais de atendimento 24 horas – Secretaria das Subprefeituras, Corpo de Bombeiros e AES Eletropaulo – que permita uma ajuda mútua e a priorização de atendimento, por exemplo, na poda e remoção de árvores, nas enchentes e no reestabelecimento de energia.

Haverá também a troca de informações pluviométricas e meteorológicas que permita um melhor planejamento, com o cruzamento de dados entre as três instituições. Outra medida prática firmada foi a liberação da faixa exclusiva de ônibus em situações emergenciais para veículos da AES Eletropaulo em serviço, o que facilitará a chegada das equipes operacionais ao local atingido.