25/02/2013

Secretário participa de evento com guardiões da economia

O secretário de Energia José Aníbal participou na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio dos Bandeirantes, da abertura do 1º Encontro de Capacitação dos Guardiões da Economia.

O evento foi comandado pelo governador Geraldo Alckmin e reuniu os representantes indicados pelas secretarias e órgãos da administração pública estadual para o Programa Melhoria do Gasto Público, cujo objetivo é reduzir despesas estaduais. No total, existem 102 guardiões.

O governador lembrou a importância do programa: “É um esforço permanente rumo à eficiência e ao não desperdício. É uma mudança cultural”, disse Alckmin. “A única maneira de conseguirmos investir mais é melhorarmos a eficiência dos gastos públicos”, completou.

Um dos exemplos destacados pelo governador foi o Programa de Revisão dos Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica, da Secretaria de Energia. Até o momento, 15 novos acordos já entraram em vigência e possibilitaram uma economia efetiva superior a R$ 2 milhões em 2012.

O trabalho consiste na avaliação dos contratos de fornecimento de energia em unidades de média tensão de prédios públicos estaduais. A secretaria faz a análise do histórico de consumo de cada unidade e envia o resultado ao respectivo órgão público, que solicita à concessionária de energia a adequação do contrato. A equipe técnica da secretaria já revisou 311 contratos de um total de 1,4 mil unidades.

Durante a reunião de hoje, ficou definido que cada secretário terá uma reunião mensal com o guardião da economia para ouvir quais as áreas que precisam ter uma atuação mais eficaz. “É um empenho do governo que sinaliza respeito ao dinheiro da população”, pontuou Alckmin.