19/03/2013

Estação de descompressão de gás natural é inaugurada no sul do Estado

Foi inaugurada, nesta segunda-feira (19), a estação de descompressão de gás natural na cidade de Itapetininga, no sul do Estado, área sob a concessão da empresa Gas Natural Fenosa.

Nesse modelo de operação, o gás natural comprimido (GNC) sai da estação de compressão, localizada na cidade de Cesário Lange, e é transportado, por meio de cilindros, em caminhões até a estação de descompressão que foi construída num terreno da 3M do Brasil.

O evento de inauguração contou com a participação de autoridades locais e estaduais, entre as quais o subsecretário de Petróleo e Gás, Ubirajara Campos, que representou o secretário José Aníbal.

“Essa iniciativa que reúne duas empresas já se mostra um sucesso. O gás natural é um combustível muito importante e valorizado em todo o mundo. Desta forma, o Estado lançou o Plano Paulista de Biogás, criando alternativas que visam estimular a oferta desse energético em São Paulo”, afirmou.

Além da 3M, outras indústrias da região poderão ser abastecidas com o gás natural. “Com o apoio do governo e parcerias com as empresas, acreditamos que a expansão desse serviço aconteça de forma muito expressiva, trazendo mais competitividades e perspectiva de atração de novos empreendimentos”, disse o presidente da Gas Natural Fenosa no Brasil, Bruno Armbrust.

Ainda nessa primeira fase, a concessionária estuda a viabilidade de abastecer um posto da cidade com GNV (gás natural veicular). Já na segunda fase, o processo de ampliação da rede, que já está em andamento, prevê que a partir de 2014 comércio e residências deverão contar com gás canalizado.