06/03/2013

Para José Aníbal, resolução pode ser oportunidade de melhorar iluminação pública

O secretário José Aníbal afirmou que a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que transfere das concessionárias aos municípios os ativos da iluminação pública, pode ser vista como uma oportunidade para a população cobrar dos prefeitos uma boa prestação do serviço.

Segundo ele, a medida que passa a valer a partir de janeiro de 2014 precisa ser usada também para melhorar a qualidade dos parques públicos de iluminação, fundamentais para a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.

“Quero daqui a dez anos comemorar que a iluminação pública estará melhor”, disse em discurso na abertura do Seminário Estadual de Gestão de Iluminação Pública com Sustentabilidade e Qualidade de Energia, que acontece em Bauru nesta quarta-feira (6) e amanhã.

“Esperamos, então, que uma das primeiras iniciativas dos prefeitos seja modernizar o sistema de iluminação.”

Aníbal lembrou que o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Energia, é parceiro das prefeituras e pretende ajudar os gestores a avaliar qual é a melhor forma de assumir os custos do serviço. Por isso, até abril a secretaria lança uma cartilha educativa sobre as formas possíveis para os municípios administrarem a operação, manutenção e expansão da iluminação pública.