13/03/2013

Secretário faz apresentação na Assembleia Legislativa

O secretário José Aníbal participou, na tarde desta quarta-feira (13), de uma reunião organizada pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo. A pauta do evento foi a atuação da Secretaria de Energia no último ano, entre os quais o desenvolvimento do Plano Paulista de Energia.

“Temos trabalhado muito na busca de alternativas que contribuam para que a matriz energética do Estado de São Paulo, que já é uma das mais limpas do mundo, possa alcançar, até 2020, a participação de 69% de fontes renováveis”, disse.

No âmbito da energia elétrica, outra área em que a secretaria atua, o destaque ficou por conta dos indicadores que definem a qualidade do serviço fornecido à população.

“Nesses dois anos fiscalizamos, de forma sistemática, o trabalho das concessionárias de energia. Essa ação resultou num investimento expressivo por parte dessas companhias em equipamentos, aumento das equipes nas ruas e uma série de melhorias que contribuíram para o aperfeiçoamento do serviço”, afirmou.

A resolução da ANEEL, que transfere das concessionárias para os munícipios os ativos da iluminação pública, também foi apresentada. “Já iniciamos um ciclo de apresentações em todo o estado. O objetivo é esclarecer as prefeituras e apresentar alternativas que possam ser adotadas pelos municípios, priorizando a melhoria do serviço sem que isso implique num aumento do valor da conta para o consumidor”, disse.

Os trabalhos desenvolvidos pelas subsecretarias de Petróleo e Gás e de Mineração também foram contemplados na apresentação, entre os quais um estudo sobre o potencial de exploração do gás de xisto e o ordenamento territorial geomineiro do estado.