19/04/2013

Conselho de Petróleo e Gás tem primeira reunião de 2013

Aconteceu nesta quarta-feira (17) a primeira reunião do ano do CEPG (Conselho Estadual de Petróleo e Gás).

No encontro, Rovena Negreiros, diretora de planejamento da Emplasa, apresentou o PAM (Plano de Ação da Macrometrópole Paulista).

A diretora-adjunta técnica da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista), Fernanda Faria Meneghello, também apresentou o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista (PMDES).

Ambos os projetos são iniciativas de planejamento de médio e longo prazo das ações do governo de São Paulo para estimular o desenvolvimento socioeconômico, aumentar a competitividade e melhorar a qualidade de vida nas regiões analisadas.

Para tanto, os planos observam vocações, gargalos e oportunidades econômicas nas regiões de São Paulo que têm influência da atividade de exploração e comercialização de petróleo e gás.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Energia, entre outros órgãos do governo, da USP, da Unesp e da Unicamp, das prefeituras de Bertioga, Cananeia e Guarujá.

Também estiveram presentes representantes da Petrobras e de Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ciesp (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), ABCE (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia), Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Associação Comercial de Peruíbe, Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Sebrae-SP e Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo).

Clique aqui para acessar a apresentação do PAM e aqui, a da PMDES.