05/04/2013

Iluminação pública é tema da Secretaria de Energia no 57º Congresso de Municípios

O secretário-adjunto de Energia de São Paulo Ricardo Achilles representou o secretário José Aníbal no painel sobre iluminação pública, realizado em Santos nesta quinta-feira (4), durante o 57º Congresso Estadual de Municípios. A diretora-presidente da Arsesp Silvia Calou também participou da discussão.

Achilles falou aos gestores municipais presentes no evento, realizado pela APM (Associação Paulista de Municípios), sobre a transferência de ativos da iluminação das concessionárias paras as prefeituras até janeiro de 2014. O processo ocorre por determinação de resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ele explicou que a Secretaria de Energia é parceira das prefeituras no desafio. O secretário-adjunto recomendou ainda que os prefeitos, vereadores e demais gestores municipais recorram ao governo do Estado em caso de dúvidas. “Os prefeitos precisam estar atentos para avaliar a melhor solução.”

Para ajudar no esclarecimento de dúvidas, Achilles lembrou que está previsto o lançamento de uma cartilha sobre as formas possíveis para os municípios administrarem a operação, manutenção e expansão da iluminação pública. “Temos de fazer essa transição e temos de fazê-la bem”, disse.