24/04/2013

Secretaria de Energia recebe professor da Universidade de Austin para palestra sobre renováveis

A Secretaria de Energia recebeu nesta quarta-feira (24) o professor Roger Duncan, da Universidade do Texas em Austin, que fez a palestra “A Transição Para Fontes Renováveis: A Experiência da Austin Energy”.

A abertura do evento foi feita pelo secretário-adjunto de Energia, Ricardo Achilles, e pelo subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio.

Duncan, que atuou por 12 anos como CEO da Austin Energy –concessionária de energia elétrica no Texas–, falou das experiências americanas em eficiência energética e energias renováveis.

O Texas têm metas semelhantes às de São Paulo quanto à diminuição de emissões de gás carbônico. Ambos pretendem reduzi-las em 20%, em relação aos dados do ano de 2005.

Quando Duncan assumiu a empresa, em 1998, as fontes renováveis não chegavam a 1% na geração de energia. Ao deixá-la, em 2010, a capacidade instalada de energia limpa era de 12%.

O professor explicou que nesse caso a maior parte da redução se deu pela substituição da energia gerada por uma usina de carvão por fontes eólica e solar.

“Chegamos a um ponto em que a demanda por energias renováveis era maior do que poderíamos atender porque não havia linhas de transmissão suficientes”, lembrou Duncan.

De acordo com o professor, transmissão e distribuição representam grandes desafios na geração de energias limpas.

Como iniciativas de São Paulo, o subsecretário Milton Flávio apresentou a Duncan o Programa Paulista de Biogás e o Programa Paulista de Biocombustíveis. “Em nosso Estado, o grande poluidor é sistema de transporte, por isso pensamos em ações específicas para combater essa fonte de emissões”, disse ele.